Como se locomover em Marrakech
Marrakech tem diferentes meios de transporte. No entanto, para visitar a Medina, a única opção é a pé.
Para se locomover pela Medina de Marrakech, você terá que caminhar. As ruas são tão estreitas que não cabe nenhum meio de transporte (exceto as motos e bicicletas, das quais você terá que desviar constantemente).
Orientar-se em Marrakech é complicado, não existem mapas detalhados da Medina e, nos mapas que tiverem, os nomes das ruas diferem dos nomes escritos nas placas.
Finalmente, a única forma que você terá para chegar a algum lugar será perguntar a alguém e confiar nessa pessoa. Qualquer pessoa irá te acompanhar até a porta do lugar onde você quiser ir e, em troca, pedirá uma gorjeta que sempre vai lhe parecer pouca.
Ônibus em Marrakech
Embora exista a possibilidade de usar os ônibus de Marrakech para se locomover, ao ver como são antigos e sempre vão lotados, você vai acabar preferindo fazer uma caminhada ou pegando um táxi. São realmente baratos.
Táxis em Marrakech
Em Marrakech, há dois tipos de táxis: os pequenos (petit taxi) e os grandes (frand taxi). Os pequenos são usados para se locomover pelo interior da cidade e os grandes são a melhor opção se você quiser sair de Marrakech.
Os táxis em Marrakech têm taxímetro, mas eles costumam “esquecer” de ativá-lo. Antes de subir, comprove que está ativado e, se o motorista não o fizer, pegue outro táxi. Em todo caso, se você decidir pegar um táxi sem taxímetro, você deve negociar o preço antes da viagem para não ter problemas ao chegar.
Um bom preço para um trajeto dentro de Marrakech varia entre dh30 (US$2,98) e dh50 (US$4,97).
Há muita gente que contrata um táxi para todo o dia e aproveita para ir a lugares próximos, como as Cascatas de Ouzoud ou Essaouira.
Charretes em Marrakech
As charretes têm um encanto especial e, embora não seja a melhor alternativa para se locomover, um passeio de charrete não pode faltar na viagem a Marrakech.