Feriados em Marrakech
Embora alguns feriados não tenham datas exatas, sempre é interessante saber quais são os dias de celebração de um lugar antes de viajar.
Assim como acontece em outras cidades muçulmanas, como Fez, Istambul ou Dubai, em Marrakech é impossível determinar uma grande parte dos seus feriados, já que as datas são regidas pelo calendário lunar.
Feriados em Marrakech
- Ano Novo cristão: 1º de janeiro.
- Manifesto da Independência: 11 de janeiro. Em 1944, foi apresentado o “Manifesto da Independência” exigindo o reconhecimento da Independência de Marrocos.
- Dia do Trabalho: 1º de maio.
- Aniversário do Profeta (Aid Al Mawaoulid): Comemoração do nascimento do Profeta Maomé.
- Festa do Trono: 30 de julho. Feriado em lembrança à coroação do Rei Mohammed VI.
- Festa da Lealdade (Oued Eddahab): 14 de agosto. Comemoração da ocupação de Rio de Ouro.
- Dia da Revolução do Rei e do Povo: 20 de agosto. Festa em lembrança da Revolução de Marrocos, na qual Mohammed e seu povo se uniram na luta pela independência.
- Ramadã: Nono mês do calendário muçulmano. Durante 30 dias se mantém o jejum até o pôr do sol.
- Aniversário da Marcha Verde: 6 de novembro. A Marcha Verde foi a estratégia iniciada por Marrocos em 6 de novembro de 1975 para ocupar o Saara Espanhol.
- Dia da Independência: 18 de novembro. Embora a Independência de Marrocos tenha sido conquistada em 2 de março de 1956, o Rei Mohammed V não a proclamou até 18 de novembro daquele mesmo ano.
- Final do Ramadã (Aïd-al-Fitr): Fim do mês de jejum conhecido como Ramadã.
- Festa do Cordeiro (Aid Al Adha): Data variável. Comemoração do sacrifício de Abrão em obediência a Deus. Trata-se de uma das festas mais importantes do calendário muçulmano, na qual as famílias se reúnem para provar o cordeiro sacrificado.
- Ano novo muçulmano (Fatih Mouharram): Data variável.