Compras em Marrakech
Para fazer compras em Marrakech, é necessário ter paciência e, principalmente, muita vontade de pechinchar (ou não se preocupar com o dinheiro).
A cidade está cheia de mercados nos quais é possível se perder para chegar até o mais profundo do mundo árabe.
Produtos típicos de Marrakech
Artesanato
A grande maioria dos produtos típicos de Marrakech são de origem artesanal e em muitos casos é possível ver o processo de elaboração nas próprias barracas que vendem os produtos.
- Couro: Em Marrakech se pode encontrar uma abundante oferta de sapatos, bolsas, jaquetas e outros objetos feitos com pele curtida através de técnicas ancestrais.
- Tecidos: Tapetes e túnicas invadem as lojas e barracas de Marrakech. Se você não tiver a intenção de comprar nenhum tapete, você deve deixar claro desde o primeiro momento, senão você certamente passará por situações muito incômodas provocadas por insistentes vendedores.
- Objetos de metal: Nos mercados, são abundantes os objetos feitos de prata e cobre.
Produtos gastronômicos
- Tâmaras: As tâmaras são muito consumidas pelos muçulmanos, especialmente com a chegada do Ramadã. Você pode encontrar barracas com diversas variedades e diferentes preços e qualidades.
- Doces: Os doces típicos marroquinos, feitos com mel e amêndoas, costumam ser servidos acompanhados de chá.
- Especiarias: Os amantes das comidas apimentadas podem aproveitar sua viagem a Marrakech para comprar especiarias de centenas de sabores e cheiros.
- Chá com hortelã: Depois te ter tomado tanto chá com hortelã, você vai querer continuar bebendo depois da viagem. É possível comprar saquinhos com a mistura preparada para não sentir saudade da bebida.
- Açafrão: Embora o açafrão seja bastante caro no Brasil, no Marrocos é possível encontrá-lo a preços bastante reduzidos.
Medicina tradicional
Em Marrakech, você irá encontrar uma grande diversidade de herbolários e farmácias tradicionais que oferecem remédio para todos os males do mundo. Nelas, os vendedores se esmeram em explicar as propriedades curativas de todos os seus produtos enquanto tentam vendê-los.
Preços e negociação
Os vendedores dos mercados adoram negociar, por isso os preços em Marrakech podem chegar a ser muito flexíveis dependendo das aptidões negociadoras e do bolso do comprador.
Um bom conselho é nunca pagar mais da metade do preço inicial, já que em Marrakech estão mais que acostumados com o cliente pechinchando e o consideram algo normal para fazer qualquer transação. Se o vendedor se mostra reticente ao baixar o preço, é só você sair da loja para que a negociação comece.
Zonas comerciais e mercados
Marrakech é praticamente um grande mercado, por isso é bastante difícil delimitar as zonas mais comerciais. Uma das melhores regiões para se perder e se ver imerso em um conto das “Mil e Uma Noites” é sem dúvida o mercado, um labirinto de barracas cheias de produtos artesanais.
Se o que você está procurando são roupas de estilo europeu com preços fixos, você deve ir à zona de Gueliz. Na Avenida Mohamed V, você pode encontrar as lojas mais luxuosas da cidade.